Comunicações Científicas
Para obter o arquivo de uma Comunicação Científica, clique em seu título



1. A filosofia da linguagem de Wittgenstein e as perspectivas para a educação - Valdomiro Pinheiro  Teixeira  Junior,  Marisa Rosâni Abreu da Silveira

2.  Uma reflexão sobre a possibilidade de uma comunicação imune à  mal-entendidos nas aulas de matemáticaPaulo  Vilhena  da  Silva ,  Jaqueline  Valerio  da  Cruz

 3. 
A matemática na vida acadêmica de um estudante com altas habilidades e os reflexos em um atual curso de Engenharias: um estudo de caso -Josinalva Estacio Menezes, Ivo Braga de Siqueira, Maria Dalvirene Braga, Rui Seimetz

 4. 
A prática dos jogos de regras para o ensino da matemática sob a perspectiva da filosofia da linguagem de Wittgenstein  - Jaqueline Valerio da Cruz,  Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Paulo Vilhena da Silva

 5. 
A aquisição da linguagem matemática e o processo de ensino e aprendizagem do aprendiz surdoInácio Antônio Athayde Oliveira,   Ana Regina e Souza Campello

 6. A fenomenologia na educação matemática: uma aplicação no estudo da linguagem algébrica
  - Tatiana Lopes de Miranda , Marisa Rosâni Abreu da Silveira

 7.  
O uso de regras no ensino de frações - Marcel de Almeida Barbosa. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

 8. 
A tradução da linguagem natural para a linguagem matemática em enunciados que envolvem equação do 1º grau -  Alan Gonçalves Lacerda, Madson Sanches Brabo, Bianor Leão Soares Junior

 9. Definição versus propriedade - José de Jesus Rosa, Sueli Cunha, Jaime Velasco

10. 
Linguagem e filosofia: reflexões e análises acerca da filosofia da matemáticaJaneisi de Lima Meira, Marisa Rosâni Abreu da Silveira

11.  O ensino da adição de frações na perspectiva da linguagem -  
Carlos Evaldo dos Santos Silva

12. Jogos de linguagem no ensino da lógicaEverton Soares Cangussu, Flávia Damares Amaral Cangussu, Daniel Santos de Carvalho, Marisa Rosâni Abreu da Silveira

13. Dificuldades em matemática dos alunos bilingues do Haiti
Marie Esther Charles, Marisa Rosâni Abreu Da Silveira

14. Acordo antropológico pelo viés da linguagem matemática
Élida de Sousa Peres, Marisa Rosâni Abreu da Silveira

15. Eliminando ambiguidades de expressões aritméticas com uso de regras gramaticais da linguagem matemática - Matheus Thomé, Sueli Cunha 

16. Linguagem Matemática na EJA: Implicações na Aprendizagem de MatemáticaWalmineis Francisco da Cruz,  Janeisi de Lima Meira

17. Teatro e educação matemática: análise da construção do conhecimento de frações -  Fabiana Gerusa Leindeker da SilvaJenifer Cassandra da Silva Oliveira, Bruno Ferreira da Luz, Tamires Bon Vieira 

18. Metáforas da matemática: um estudo das impressões de alunos de graduação em matemática com relação à disciplina - Isabela Vasconcellos Viana,  Igor Sampaio e Melo Miranda, Denise Campos Soares de Andrade, Humberto José Bortolossi