Comunicações Científicas

Comunicações Científicas

Para obter o arquivo de uma Comunicação Científica, clique em seu título

1. A filosofia da linguagem de Wittgenstein e as perspectivas para a educação - Valdomiro Pinheiro  Teixeira  Junior,  Marisa Rosâni Abreu da Silveira

2.  Uma reflexão sobre a possibilidade de uma comunicação imune à  mal-entendidos nas aulas de matemática - Paulo  Vilhena  da  Silva ,  Jaqueline  Valerio  da  Cruz

 3. A matemática na vida acadêmica de um estudante com altas habilidades e os reflexos em um atual curso de Engenharias: um estudo de caso -Josinalva Estacio Menezes, Ivo Braga de Siqueira, Maria Dalvirene Braga, Rui Seimetz

 4. A prática dos jogos de regras para o ensino da matemática sob a perspectiva da filosofia da linguagem de Wittgenstein  - Jaqueline Valerio da Cruz,  Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Paulo Vilhena da Silva

 5. A aquisição da linguagem matemática e o processo de ensino e aprendizagem do aprendiz surdo - Inácio Antônio Athayde Oliveira,   Ana Regina e Souza Campello

 6. A fenomenologia na educação matemática: uma aplicação no estudo da linguagem algébrica  - Tatiana Lopes de Miranda , Marisa Rosâni Abreu da Silveira

 7.  O uso de regras no ensino de frações - Marcel de Almeida Barbosa. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

 8. A tradução da linguagem natural para a linguagem matemática em enunciados que envolvem equação do 1º grau -  Alan Gonçalves Lacerda, Madson Sanches Brabo, Bianor Leão Soares Junior

 9. Definição versus propriedade - José de Jesus Rosa, Sueli Cunha, Jaime Velasco

10. Linguagem e filosofia: reflexões e análises acerca da filosofia da matemática - Janeisi de Lima Meira, Marisa Rosâni Abreu da Silveira

11.  O ensino da adição de frações na perspectiva da linguagemCarlos Evaldo dos Santos Silva

12. Jogos de linguagem no ensino da lógica - Everton Soares Cangussu, Flávia Damares Amaral Cangussu, Daniel Santos de Carvalho, Marisa Rosâni Abreu da Silveira

13. Dificuldades em matemática dos alunos bilingues do Haiti - Marie Esther Charles, Marisa Rosâni Abreu Da Silveira

14. Acordo antropológico pelo viés da linguagem matemática - Élida de Sousa Peres, Marisa Rosâni Abreu da Silveira

15. Eliminando ambiguidades de expressões aritméticas com uso de regras gramaticais da linguagem matemática - Matheus Thomé, Sueli Cunha 

16. Linguagem Matemática na EJA: Implicações na Aprendizagem de Matemática - Walmineis Francisco da Cruz,  Janeisi de Lima Meira

17. Teatro e educação matemática: análise da construção do conhecimento de fraçõesFabiana Gerusa Leindeker da Silva, Jenifer Cassandra da Silva Oliveira, Bruno Ferreira da Luz, Tamires Bon Vieira 

18. Metáforas da matemática: um estudo das impressões de alunos de graduação em matemática com relação à disciplina - Isabela Vasconcellos Viana,  Igor Sampaio e Melo Miranda, Denise Campos Soares de Andrade, Humberto José Bortolossi