Resumo das Palestras Palestra 1 A Importância da Mediação de Leitura
na Aprendizagem da Língua Materna e da Linguagem Matemática (Profª Marisa Leal - IM/UFRJ) 03/12/2018 (14h30min - 15h30min) O objetivo dessa palestra é o de apresentar a importância
do desenvolvimento, nos anos iniciais, de habilidades comuns entre as áreas de
português e de matemática, a partir de atividades envolvendo a leitura e
interpretação de diferentes tipos de textos em variadas linguagens que
estimulam à percepção de relações, a mobilização de informações, a organização
e exposição de idéias e a argumentação coerente. Para construção dessas
habilidades o professor deve assumir o papel de mediador, um incentivador e
facilitador da aprendizagem, respeitando os ritmos individuais do aprendiz e
incentivando a expressão oral e o diálogo. Como ocorre na língua materna, a
leitura da linguagem matemática pressupõe
a decodificação do que é lido e
a habilidade de extrair significado explícito e implícito do texto,e é através
da compreensão leitora que articulam-se
os conhecimentos prévios e novos, de modo que os novos possam ser incorporados
ao repertório de significados dos alunos e que esses possam utilizá-los nas
suas práticas escolares, profissionais e em suas relações sociais. Palestra 2 Considerações
sobre o significado da linguagem matemática no desenvolvimento do raciocínio
algébrico dentro do currículo de educação básica (Profª Yuriko
Yamamoto Baldin - UFSCar) 03/12/2018 (15h30min - 16h30min) Nos
tempos atuais em que se discute o currículo da educação básica, especialmente
dos anos iniciais, é de grande importância refletirmos sobre o conteúdo das
disciplinas que deve compor o currículo escolar, sobretudo sob perspectiva da formação de professores que
devem aprender a ensinar, visando os objetivos de competência e habilidades de
seus alunos. Para apoiar as considerações que apresentaremos nesta palestra, destacamos as
seguintes questões do ensino/aprendizagem da matemática escolar: “Qual é a
importância da Matemática no currículo escolar, desde os anos iniciais?”; “qual
é o meio eficaz de comunicação do conteúdo matemático para os anos do primeiro
ciclo do Ensino Fundamental?”; “o que é a linguagem matemática no processo de
aprendizagem do professor que aprende a ensinar? E, o que é a linguagem
matemática que os alunos precisam aprender?”; “o que é o pensamento algébrico
no desenvolvimento curricular do Ensino Fundamental? Por que é importante
desenvolve-lo?”. Nesta palestra, compartilharemos resultados da nossa
investigação neste tema. Palestra 3 Linguagem Matemática: Leitura soletrada e leitura interpretada (Profª Sueli Cunha – MateGramática/IME/UERJ) 04/12/2018 (15h30min - 16h30min) Muitos trabalhos se dedicam ao estudo da Linguagem Matemática e ao processo de
Alfabetização nesta linguagem. No entanto, o que se observa, na maioria das vezes, é que em se tratando tanto de leitura quanto de uma tradução da Linguagem Matemática para uma linguagem
natural, o que se faz na verdade é uma leitura símbolo por símbolo (o que consideramos uma leitura
soletrada). Efetivamente, por não possuir oralidade, a Linguagem Matemática necessita de uma
linguagem natural para sua verbalização. Mas, isto não significa que se deva soletrar uma palavra (ou
uma frase) escrita nesta linguagem. Por exemplo, a leitura soletrada da frase escrita no pôster do
evento (∀𝑥, 𝑦 ∈ ℝ, 𝑥 + 𝑦 ∈ ℝ), ‘‘Para todos ‘xis’ e ‘ípsilon’ pertencentes a ‘erre’, ‘xis’ mais ‘ípsilon’
pertence a ‘erre’.’’, pode não apresentar significado algum. Uma leitura interpretada, feita após analisar
cada letra (do alfabeto da Linguagem Matemática) consiste em dizer ‘‘A soma de dois números reais é
um número real’’; esta leitura indica o significado da frase. No entanto, para se fazer uma leitura
interpretada de uma expressão matemática, é necessário não apenas conhecer as letras do alfabeto da
Linguagem Matemática como também seu significado, a formação de palavras, de frases, a pontuação, etc. Esta palestra apresenta, entre outros, alguns casos em que, pela leitura
interpretada, pode-se por exemplo identificar que uma equação não possui solução, antes mesmo de
tentar solucioná-la. Palestra 4 Linguagem matemática e inclusão (Profª Cláudia Segadas - UFRJ) 05/12/2018 (15h30min - 16h30min) Iremos discutir o papel da linguagem, em especial da linguagem
matemática, sob o ponto de vista da educação de alunos com necessidades
educativas especiais. Exemplos serão dados de obstáculos que a linguagem
matemática pode oferecer, em especial para cegos e surdos. Tópicos
como: a falta de padronização da "comunicação
Matemática", a utilização de termos matemáticos nas avaliações para
esses alunos e casos de transposição de obstáculos ligados à linguagem,
serão apresentados. |