Resumo das palestras
Resumo das Palestras
Palestra 1
A Importância da Mediação de Leitura na Aprendizagem da Língua Materna e da Linguagem Matemática
(Profª Marisa Leal - IM/UFRJ)
03/12/2018 (14h30min - 15h30min)
O objetivo dessa palestra é o de apresentar a importância do desenvolvimento, nos anos iniciais, de habilidades comuns entre as áreas de português e de matemática, a partir de atividades envolvendo a leitura e interpretação de diferentes tipos de textos em variadas linguagens que estimulam à percepção de relações, a mobilização de informações, a organização e exposição de idéias e a argumentação coerente. Para construção dessas habilidades o professor deve assumir o papel de mediador, um incentivador e facilitador da aprendizagem, respeitando os ritmos individuais do aprendiz e incentivando a expressão oral e o diálogo. Como ocorre na língua materna, a leitura da linguagem matemática pressupõe a decodificação do que é lido e a habilidade de extrair significado explícito e implícito do texto,e é através da compreensão leitora que articulam-se os conhecimentos prévios e novos, de modo que os novos possam ser incorporados ao repertório de significados dos alunos e que esses possam utilizá-los nas suas práticas escolares, profissionais e em suas relações sociais.
Palestra 2
Considerações sobre o significado da linguagem matemática no desenvolvimento do raciocínio algébrico dentro do currículo de educação básica
(Profª Yuriko Yamamoto Baldin - UFSCar)
03/12/2018 (15h30min - 16h30min)
Nos tempos atuais em que se discute o currículo da educação básica, especialmente dos anos iniciais, é de grande importância refletirmos sobre o conteúdo das disciplinas que deve compor o currículo escolar, sobretudo sob perspectiva da formação de professores que devem aprender a ensinar, visando os objetivos de competência e habilidades de seus alunos. Para apoiar as considerações que apresentaremos nesta palestra, destacamos as seguintes questões do ensino/aprendizagem da matemática escolar: “Qual é a importância da Matemática no currículo escolar, desde os anos iniciais?”; “qual é o meio eficaz de comunicação do conteúdo matemático para os anos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental?”; “o que é a linguagem matemática no processo de aprendizagem do professor que aprende a ensinar? E, o que é a linguagem matemática que os alunos precisam aprender?”; “o que é o pensamento algébrico no desenvolvimento curricular do Ensino Fundamental? Por que é importante desenvolve-lo?”. Nesta palestra, compartilharemos resultados da nossa investigação neste tema.
Palestra 3
Linguagem Matemática: Leitura soletrada e leitura interpretada
(Profª Sueli Cunha – MateGramática/IME/UERJ)
04/12/2018 (15h30min - 16h30min)
Muitos trabalhos se dedicam ao estudo da Linguagem Matemática e ao processo de Alfabetização nesta linguagem. No entanto, o que se observa, na maioria das vezes, é que em se tratando tanto de leitura quanto de uma tradução da Linguagem Matemática para uma linguagem natural, o que se faz na verdade é uma leitura símbolo por símbolo (o que consideramos uma leitura soletrada). Efetivamente, por não possuir oralidade, a Linguagem Matemática necessita de uma linguagem natural para sua verbalização. Mas, isto não significa que se deva soletrar uma palavra (ou uma frase) escrita nesta linguagem. Por exemplo, a leitura soletrada da frase escrita no pôster do evento (∀𝑥, 𝑦 ∈ ℝ, 𝑥 + 𝑦 ∈ ℝ), ‘‘Para todos ‘xis’ e ‘ípsilon’ pertencentes a ‘erre’, ‘xis’ mais ‘ípsilon’ pertence a ‘erre’.’’, pode não apresentar significado algum. Uma leitura interpretada, feita após analisar cada letra (do alfabeto da Linguagem Matemática) consiste em dizer ‘‘A soma de dois números reais é um número real’’; esta leitura indica o significado da frase. No entanto, para se fazer uma leitura interpretada de uma expressão matemática, é necessário não apenas conhecer as letras do alfabeto da Linguagem Matemática como também seu significado, a formação de palavras, de frases, a pontuação, etc. Esta palestra apresenta, entre outros, alguns casos em que, pela leitura interpretada, pode-se por exemplo identificar que uma equação não possui solução, antes mesmo de tentar solucioná-la.
Palestra 4
Linguagem matemática e inclusão
(Profª Cláudia Segadas - UFRJ)
05/12/2018 (15h30min - 16h30min)
Iremos discutir o papel da linguagem, em especial da linguagem matemática, sob o ponto de vista da educação de alunos com necessidades educativas especiais. Exemplos serão dados de obstáculos que a linguagem matemática pode oferecer, em especial para cegos e surdos. Tópicos como: a falta de padronização da "comunicação Matemática", a utilização de termos matemáticos nas avaliações para esses alunos e casos de transposição de obstáculos ligados à linguagem, serão apresentados.